Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Retenção injustificada da Carteira de Trabalho enseja dano moral

    O MAP tem recebido algumas dúvidas acerca de questões trabalhistas, em especial, quanto a demora ou a não devolução da carteira de trabalho ao fim do contrato do empregado, por isso, vamos falar brevemente do tema.

    A carteira de trabalho é o documento que traz toda vida laboral do trabalhador, além de ser importante meio de prova para fins previdenciários.

    Uma vez que o trabalhador entrega sua carteira de trabalho na empresa para a realização da anotação de baixa do seu contrato de trabalho, a empresa tem o prazo de 5 dias úteis para a devolução do documento, conforme determina a Lei 13.874/19 que alterou o art. 29 da CLT. Antes a empresa tinha o prazo de 48 horas para a devolução, agora esse prazo passou a ser de 05 dias úteis.

    Assim, quando o empregador retém injustificadamente a carteira de trabalho do empregado além do prazo permitido na lei, o mesmo fica sujeito a uma condenação por danos morais, independentemente de prova que o empregado tenha sofrido algum prejuízo, haja vista que, a falta da sua CTPS dificulta a procura por um novo emprego, prejudica a comprovação da experiência profissional muitas vezes exigida e a prova do tempo de serviço ou de contribuição perante a Previdência Social, fato que já é suficiente para gerar a indenização por danos morais, conforme entendimento firmado pelo TST.

    • Sobre o autorSoluções jurídicas personalizadas para você e sua empresa.
    • Publicações19
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações358
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/retencao-injustificada-da-carteira-de-trabalho-enseja-dano-moral/870342211

    Informações relacionadas

    Marcus Sobrinho, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Direitos, deveres e obrigações do Empregado

    Eline Santos, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Empresário Individual e a Sociedade Empresária

    Carlos Eduardo Vanin, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Acordo e convenção coletiva de trabalho

    Marcel André Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    A responsabilidade civil e o Código de Defesa do Consumidor

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    O que se entende por Consumidor Hipossuficiente? - Selma de Moura Galdino Vianna

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)